top of page

Sobre nós

17357af8-0699-4d4e-9968-26c365913a98.JPG

Localizados no bairro Novo Itu, em Itu/SP, a escola comunitária atende cerca de 50 famílias do bairro e bairro Liberdade, começando com crianças a partir dos seis anos até a vida adulta. Para os pequenos, até os 12 anos, oferecemos cursos formativos com a intenção da criança ganhar referência e se projetar dentro dos temas dos cursos. Na adolescência, construímos comunidade através de roda de conversa e um espaço seguro. Ao completar essa fase, o jovem tem a chance de ingressar na faculdade com bolsa de estudos. Para os adultos, focamos nos que não concluíram os estudos, dando a oportunidade de prepará-los para o Exame (ENCCEJA) de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Para esses temos também atendimento clínico psicológico e grupo terapêutico para pais de alunos do Programa Infantil.

Por que uma escola comunitária é importante?

Talvez você nunca precisou fazer essa pergunta, mas uma sociedade é formada pelo agrupado de diversas comunidades. Quanto mais forte são as comunidades, mais forte se torna a sociedade. Uma escola comunitária é o catalizador dos moradores de um bairro, de suas crianças, jovens e adultos. Através de uma escola comunitária famílias tem acesso a conhecimento que podem transformá-los em membros dignos e íntegros dentro da sociedade.  

Pertencer

Ter um lugar e gente caminhando junto fortalece nossa capacidade de se ver voando mais alto.

voz

Se entender e encontrar os espaços que você ocupa gera um senso de confiança que nos permite buscar novas referências. Lugares que jamais poderiam ser, agora, podem.

oportunidades

Ninguém quer ser a estatística. Todo ser é digno de receber chances na vida.

Romper ciclos

Acreditamos que a educação tem esse poder. Quando damos essa ferramenta não há passado que segure.

23D59406-BD53-45A9-8182-153F19ABF41D_1_105_c.jpeg

Como tudo começou

O VIVA era uma ideia que nasceu no coração do Carioca (fundador). Com intenção de passar um tempo de qualidade e ter conversa para além do futebol com os adolescentes do bairro, ele os convidava para comer na sala da sua casa uma vez por semana. Esse foi o início do que hoje é o VIVA. Por 2 anos foi assim que funcionou, até que as meninas do bairro também queriam algo pra elas. Se vendo com esse novo desafio, os amigos do Carioca começaram a escutar e se voluntariaram para oferecer rodas de conversa sobre temas que eles dominavam, como artes, oratória, leis...Dessa forma, os cursos nasceram. Até então para adolescentes e esse grupo cresceu e cresceu. A ponto de termos 40 alunos nos encontros. Em 2018, inauguramos a escola comunitária e já oferecíamos alguns cursos e tínhamos mais voluntários envolvidos. Em 2019, o Carioca casou-se com a Alex, que por formação é socióloga com experiência no terceiro setor. Foi a partir desse momento que o VIVA se tornou uma instituição regulamentada e começamos a oferecer os vários programas que temos hoje. 

Se envolva como um voluntário

Nem sempre nos vemos na condição de compartilhar nosso tempo tão escasso. Algumas vezes não nos sentimos capazes de oferecer algo valioso. Porém o voluntariado é uma das formas mais bonitas de dignificar a si e o próximo. Quando recrutamos voluntários sabemos que ali encontraremos a qualidade que propomos ser enquanto escola. Todo voluntário vem disposto a oferecer o seu melhor e assim já partimos de um começo de excelência. Todos temos algo a dividir. Todos temos algo a devolver para nossa comunidade. Somos fruto de algum ensinamento, em algum momento. Voluntariar é se ver e ver o próximo.

bottom of page